Ave Quero Quero
Por Mario Garcia
O Quero-Quero
O Pássaro Quero-Quero uma ave de porte médio a pequeno da família dos Charadriidae. O Quero-Quero, é pássaro típico da América do Sul, sendo encontrada desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas, alguns pontos da América Central e no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas. Prefere viver em campos, praias arenosas, brejos, mangues e várzeas úmidas, onde predomine a vegetação rasteira, tolerando habitats degradados e a presença humana. Atualmente, com forte inserção em áreas urbanas, como cidades, aeroportos, jardins, gramados e até mesmo campos de futebol, pelo que frequentemente vira notícia atrapalhando os jogadores em partidas. Inclusive, por vezes, vimos também pousados em telhados.
O tamanho do Quero-Quero é de 32 a 38 cm de comprimento, pesando cerca de 300 a 320 gramas. Sua plumagem é preta contornada de branco na testa e na garganta, e uma larga área preta brilhosa no peito. Do topo da cabeça e lados do pescoço, até o dorso, é cinza claro, podendo ter um tom de marrom. Os ombros têm cor de terra, as penas externas das asas passam dos tons acinzentados junto ao corpo até o branco, terminando em um azul-escuro quase preto. Por dentro as asas são brancas. A cauda possui uma fina faixa branca na extremidade. O abdômen é branco, a íris do olho é vermelha, o bico passa do vermelho ao negro na ponta, e as patas são vermelhas. Tem um penacho fino na cabeça de cor cinza. Possui esporões ósseos nas asas, com 1 cm de comprimento, que são exibidos a rivais ou inimigos durante o voo. Os filhotes possuem uma penugem esparsa cinza-escuro ou castanha com preto, já apresentando a típica mancha negra no peito, com as costas, pescoço e ventre brancos.Não há *dimorfismo sexual.
Reprodução do Quero-Quero
Normalmente são monogâmicos. Não são muito detalhista com a construção dos ninhos, basta que estejam em uma pequena depressão no solo, composta por um amontoado de palha e gravetos em formato mais ou menos circular. Põem de três a quatro ovos esverdeados, com a casca pintada de preto e que pesam em torno de 26 gramas, possuindo o formato de pião ou pêra, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente, essas características fazem com que os ovos fiquem camuflados com o solo. O período reprodutivo varia de região para região, pois é necessário que o ambiente esteja no período chuvoso para que os pais possam reproduzir, a média anual é de 3 ninhadas.
Os filhotes de Quero-Quero nascem com o instinto de caça, só é necessário passar por alguns instantes para se tornarem mais ativos, para que eles queiram acompanhar os pais na busca por alimentos. Aos sessenta dias de vida os filhotes já apresentam a plumagem dos adultos, embora com algumas estrias. Os maiores predadores dos filhotes são mamíferos, aves de rapina, o homem, repteis e o carcará.
Alimentação do Quero-Quero
Alimenta-se de insetos, minhocas, invertebrados aquáticos, artrópodes, moluscos terrestres, larvas apanhadas no chão, além de peixes pequenos apanhados em águas rasas.
Curiosidades do Quero-Quero
É uma ave muito popular no Brasil e apreciada pelos fazendeiros, pois quando há invasores no território ela fazem uma grande bagunça e acabam alertando o proprietário. O som emitido pelo Quero-Quero é “tero tero”, daí vem seu nome. É a ave-símbolo do Uruguai e do Rio Grande do Sul e através dele formaram-se várias lendas, aparecendo em cantigas tradicionais e se tornando personagem literário e dramatúrgico. Como cita Rui Barbosa que chamou a ave de “o chanceler dos potreiros. Este pássaro curioso, a que a natureza concedeu o penacho da garça real, o voo do corvo e a laringe do gato, tem o dom de encher os descampados e sangas das macegas e canhadas com o grito estrídulo, rechinante, profundo, onde o gaúcho descobriu a fidelíssima onomatopeia que o batiza”.
* Dimorfismo Sexual - se compreende a diferenciação entre machos e fêmeas de uma mesma espécie, quando comparados características;
*Onomatopeia - é a figura de linguagem que permite o uso de vocábulos para representar um som.
Fonte: Casa do Pássaro
...