Cerveja faz bem?
Por Mário Terres
O Chê cervejeiro veio falar de um tema polêmico: Beber cerveja faz mal ou faz bem?
Bueno partimos do princípio que todo excesso faz mal pra alguém ou pra alguma coisa, então não me venha se fazer de morto pra ganhar sapato novo, o artigo não é para te animar a beber sem parar, mas entender que o consumo moderado é benéfico pra saúde e te ajuda até a ter uma vida melhor.
A cerveja foi usada para manter a saúde como fonte de alimento (carboidrato) nos povos antigos, tem fonto de silício, açucares, antioxidantes e outros elementos que nos fazem bem.
A bebida tem propriedade de fortalecimento dos ossos, pois um estudo americano publicado na revista Journal of the Science of Food and Agriculture comprovou que o silício presente na cerveja, quando consumida moderadamente, auxilia na melhora da densidade óssea, fortalecendo a estrutura corporal.
De acordo com um estudo publicado no Clinical Journal of the American Society of Nephrology, a cerveja (consumida moderadamente) pode reduzir em até 40% as chances de desenvolver pedras nos rins.
A cerveja tem propriedades antioxidantes que, aliadas aos compostos polifenóis em sua composição e a uma dieta saudável, diminuem as chances de desenvolver o Mal de Alzheimer ou de sofrer Acidente Vascular Cerebral (AVC). É o que concluiu o artigo divulgado no Jornal of Agricultural and Food Chemistry.
O consumo moderado de cerveja tem se mostrado um aliado na prevenção de alguns tipos de câncer, devido ao xanthohumol, composto químico presente no lúpulo (insumo básico para a produção da bebida), como aponta estudo realizado no Centro Germânico de Prevenção ao Câncer e divulgado pelo Centro de Oncologia e Hematologia Multihemo.
Um estudo espanhol realizado na Universidade de Barcelona, em parceria com o Hospital Clínico de Barcelona e o Instituto Carlos III de Madri, concluiu que o consumo moderado de cerveja (1 caneca por dia) pode auxiliar na diminuição dos níveis glicêmicos e aumentar a sensibilidade à insulina.
Um estudo chileno comprovou que a cerveja especial consumida com moderação, ajuda na redução do estresse oxidativo, devido ao seu potencial antioxidante.
Um estudo realizado no Japão comprovou que a cerveja pode ajudar a combater gripes e resfriados. Isso graças a um componente do lúpulo chamado humulone, que age contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de infecções respiratórias.
Uma pesquisa divulgada pelo Portal Dailymail verificou que o consumo moderado de cerveja pode elevar a fertilidade masculina. A explicação mais aceita para este fato é a redução do estresse entre os pesquisados (homens que estavam se tratando para ter filhos) ao incluir o consumo da bebida na rotina. Fato é que os participantes da pesquisa que consumiram cerveja elevaram em aproximadamente 50% seu potencial de fertilidade.
O fato é que no verão, no inverno, com peixe, com churrasco, não tem acompanhamento melhor que um acerveja de qualidade bem gelada e uma música abagualada pra deixar um vivente feliz.
...