Dia Internacional do Chá
Por Mario Garcia
Dia Internacional do Chá
Neste Dia Internacional do Chá, 21/05, proclamado pela ONU, no ano de 2020, com a proposta de fomentar discussões e ações para o desenvolvimento da ‘Teicultura’ mundial, não poderia ser diferente, assim como abordamos no quadro medicina campeira, no programa Bombeando, vamos falar sobre a arte do chá, sugerir uma erva pra nosso chá.
O chá é originário da planta Camellia sinensis, descoberto na China, hoje é cultivado em várias localidades, sendo a segunda bebida mais consumida no mundo, depois da água.
Vamos falar e sugerir o Hortelã-Pimenta, uma planta refrescante, reconfortante e aromático, o chá de hortelã-pimenta é uma bebida deliciosa, mas muitas vezes esquecida, para ser saboreada a qualquer hora do dia.
Quem está procurando algo quente ou um sabor levemente doce, o chá de hortelã-pimenta se encaixa perfeitamente. Além de seu gosto atraente e qualidades calmantes, acredita-se que ele ofereça muitos benefícios à saúde, como ajudar na digestão, acalmar o estômago e reduzir o inchaço
Benefícios de beber chá de hortelã-pimenta
Pode aliviar sintomas da síndrome do intestino irritável - A bebida pode ser útil para pessoas com síndrome do intestino irritável (SII). Dor, inchaço e gases são alguns dos sintomas. Mas, a hortelã-pimenta pode aliviá-los, reduzindo a inflamação e liberando gases que levariam a inchaço e mais dor.
Chá de hortelã-pimenta combate desconforto estomacal - A bebida é excelente para os momentos de indigestão. Uma explicação possível é que o mentol na hortelã-pimenta pode relaxar os músculos, aliviando cólicas e dores no estômago. Portanto, a erva contém o composto monoterpeno L-mentol, que bloqueia os canais de cálcio no músculo liso do intestino delgado para produzir um efeito antiespasmódico no trato gastrointestinal para relaxar o músculo.
Alivia alergias - O chá de hortelã-pimenta contém ácido rosmarínico, que demonstrou ajudar a combater sintomas de alergia, como nariz entupido e corrimento nasal, bem como coceira e olhos vermelhos. Com isso, quando bebida na forma de chá quente, o vapor quente pode ajudar a limpar as passagens nasais e dilatar as vias aéreas para melhorar o fluxo de ar, o que também pode ajudar a combater o congestionamento.
Dá energia - Quem normalmente toma café ou refrigerante para combater a sonolência após o almoço, pode tentar mudar para o chá de hortelã-pimenta. Pois, pesquisadores descobriram que até mesmo cheirar a planta pode ajudar você a se sentir mais alerta e concentrado. Porém, com uma vantagem: a bebida não contém cafeína.
Chá de hortelã-pimenta fortalece a imunidade - A hortelã-pimenta pode contribuir para um intestino mais forte e o sistema imunológico devido às propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias da hortelã-pimenta.
Modo de preparo - Colocar as folhas de hortelã pimenta numa xícara de chá e encher com água fervente. Deixar a infusão repousar durante 5 a 7 minutos e coar. Este chá deve ser bebido 3 a 4 vezes por dia e de preferência após as refeições.
Quando e como tomar chás - Não existem regras definidas, mas o recomendável por especialistas é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo. Já para conservá-lo, dê preferência a garrafas em vidro, térmica ou mesmo o aço inox. O plástico ou alumínio não devem ser usados. Consumidos de Norte a Sul do país de diversas maneiras e em diferentes momentos, os chás são repletos de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido.
Foto: Segredos do Mundo
E tu, gostas de tomar chá? Comenta.
...