NATAL, NASCIMENTO E RENASCIMENTO
Por Mário Terres
Natal, é nascer. É ter o dom de renascer a cada ano e se permitir mudar para transformar.
Referenciando o natal, busquemos no surgimento da comemoração e na etimologia da palavra alguns recursos para podermos aprofundar o tema.
Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.
A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer.
Quanto aos presentes, isso já vem dos interesses comerciais em promoverem as vendas e arrecadarem dinheiro, ferindo totalmente o espírito de natal, onde precisamos enriquecer e renovar o espírito.
A época de natal nos oportuniza buscar o nascer e o renascer, a chama da fé e da esperança renascem em cada um de nós. Olhamos para o que passamos e ajustamos os ponteiros para o por vir, mas será que objetivamos com a força necessária as coisas que buscamos.
Independente de cada meta traçada, por cada um de nós, precisamos dedicar-nos também a semear a bondade. Isso sim muda o mundo.
Natal é o nascer do espírito de bondade, facho de luz da vida, com ele nascemos novamente para construir um novo caminho, um mundo melhor, mas não podemos esperar que venha do outro esse mundo melhor, precisamos ser o mundo melhor. E ser de toda a intensidade.
Geralmente depositamos nossas esperanças ou geramos nossas desculpas de não conseguir algo, no outro, em alguém ou em algo que irá promover a mudança, esquecemos da nossa responsabilidade.
Se pararmos para pensar, porque não iniciar uma corrente de bondade por mim e vejo se ela aumenta o elo e vai crescendo até atingir cada vez mais pessoas?
Mas a bondade deve ser caridosa, sem esperar nada de volta, mesmo sabendo que ela floresce e retorna pra nós, o impulso inicial deve ser despretensioso, livre de solicitação compulsiva de retorno, aí estaremos fazendo a verdadeira bondade.
E a bondade é ato tão singelo, que se concretiza em simplicidade, basta dar um bom pra quem nem conhecemos, basta falar algo de positivo para quem aparenta tristeza, basta estender a mão ou dar um abraço a quem se sente sozinho e isso pode mudar o mundo de quem recebe essa bondade.
Bondade é semente, que floresce e alegra o caminho, caridade é base que sedimenta esse caminho, então a gente é operário, pra construir e adornar o caminho, dando forma de alegria e bondade para quem aceitar a caminhada.
Que o natal nos toque na força de cada fé, na energia que o universo gera e sustenta as vidas nesse mundo carregado de seres que nasceram para a felicidade, basta que façamos nossa parte para que ela transborde em nossos corações.
Aproveitem com seus amigos, com seus familiares, com quem lhe faz bem, e celebre o natal, o nascimento, o renascimento, pois o bem e a bondade são irmãos de longa data e carregam nossas baterias para compartilharmos tudo isso com o mundo que nos cerca.
Desejo que o presente mais caro e mais valioso nesse natal, que cada um vai doar aos seus, seja o amor incondicional e os abraços mais afetivos que o universo já sentiu.
Natal é luz, é paz e é felicidade!
Que a o mundo se faça luz
sem limites pra iluminar,
que a gente possa amar
sem preconceito, sem pudor
que tudo vire amor
e o amor semeie bondade
num ato incondicional
que a gente seja semente
jogando o mundo pra frente
livrando de todo o mal
a música seja instrumento
nossa voz, a interligação
entregando entretenimento
recheados de gratidão
pois agradecer é o que nos compete
te desejando feliz natal
um ano novo fenomenal
da Radioregional.net
...